terça-feira, 28 de dezembro de 2010

India: maratona no aeroporto

Estamos em uma época de férias e nesse período é bastante comum que as pessoas pensem em viajar. É exatamente sobre uma viagem que eu fazia que quero comentar e ilustrar o conceito de desperdício, particularmente o desperdício de "processos desnecessários".

Entre Agosto/08 e Março/09, tive a oportunidade de morar na India para implementar um projeto de Lean Manufacturing em uma fábrica na cidade de Vadodara. Dentre os inúmeros fatos que me chamaram a atenção nesse país com uma cultura tão diferente da nossa, foi a do excesso de desperdícios em atividades extremamente simples. Por exemplo, a maratona que era a volta ao Brasil.

A India me mostrou ser um país extremamente preocupado com a segurança (pelo menos quero me convencer disso). Quando ia retornar ao Brasil, eu pegava um voo de Vadodara para Mumbai, depois um voo de Mumbai para Paris e, finalmente, o voo Paris para Guarulhos. A viagem já é cansativa, mas a maratona começava no primeiro aeroporto, em Vadodara.

Ao chegar no aeroporto, eu pegava minhas malas e dirigia-me ao hall do aeroporto. Do lado de fora do aeroporto, eu tinha que mostrar o passaporte e bilhete de embarque para entrar. Entrando no aeroporto, eu tinha que novamente mostrar ambos para outro segurança para poder entrar no hall do aeroporto. Feito isso, eu tinha que mostrar para o terceiro segurança, o passaporte e bilhete, para poder passar a mala pelo raio-x (obrigatório). Vencidas essas etapas, eu podia agora fazer o check-in, onde tinha que mostrar o passaporte novamente, esse sim necessário. Cansado já? Calma que tem mais!!!

Para entrar no hall de embarque, tinha que passar por uma vistoria de segurança. Mostra passaporte, bilhete e seguimos em frente. Quando era hora do embarque, mostrava novamente o passaporte para ir ao ônibus que levava ao avião. Antes de entrar no ônibus, 10 metros à frente, mostrava de novo ambos. Não acabou! Para entrar no avião, tinha que novamente mostrar passaporte e bilhete. Veja abaixo um fluxo desse processo:



Nada mais nada menos que 8 vezes, sendo que 6 destas podiam ser tranquilamente eliminadas!! Desperdício puro: só agregava custo ao aeroporto e fazia com que eu perdesse meu tempo! Uma verdadeira maratona e a viagem estava só começando...

Essa é uma situação comum em processos administrativos onde os processos não são feitos para serem ótimos. Normalmente esses processos eram práticas, que acabaram se tornando processos e, na maioria das vezes, processos ruins e, como já citei anteriormente, processos ruins geram resultados ruins.

Existem poucas iniciativas de Lean aplicados a processos fora da manufatura, mas existem inúmeras oportunidades de aplicação e com possibilidade de resultados formidáveis.

Desejo a todos boas festas a todos e um 2011 EXCELEANTE!!!

2 comentários:

  1. ao invés do pessoal desenhar um processo com menos desperdícios e muito mais rápido - tempo de passagem do indivíduo pelo processo todo, eles deixaram o processo "evoluir" para algo que parece mais seguro. O que não é obrigatoriamente verdade. Me faz lembrar um velho professor do MIT que dizia que quando o processo não é projetado para fazer o que deve, ele evolui para uma situação diferente que permite fazer o que se espera. Mas esta não é uma garantia que se obterá um estado futuro ótimo.

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