quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Morgan Car Company: desperdícios que dão resultado?

No final de Novembro, recebi um e-mail sobre um fabricante de carros, a Morgan Car Company. Colo abaixo o e-mail e algumas fotos:

A Morgan Motor Company, localizada na Grã-Bretanha não muda em um mundo em mudança. Não só é ainda independente, mas também faz cada carro a mão.
Um modelo básico custa cerca de $ 44.000 dólares, mas alguns carros custam até $ 300.000.
As pessoas esperam mais de um ano para obter os seus carros exclusivos feitos à mão com a carroceria feita de metal e muito do veículo, feito de madeira. Trabalhando no interior da madeira, os trabalhadores usam tesouras metálicas individualmente para formar um capuz, porque cada carro tem que ser diferente. Todos os anos, Morgan produz cerca de 600 carros.
A empresa vai celebrar o seu 100º aniversário em 2011. Ela tem uma longa e interessante história, e ainda é gerida pela mesma família: o Morgans. Fundada por Henry Frederick Stanley Morgan conhecido como "HFS", foi mantida pelo seu filho Peter, e agora é administrada por Charles, o filho de Peter Morgan.




Me chamou muita atenção essa empresa e alguns amigos me perguntaram: como pode uma empresa que vai na contramão de tudo que é modelo contemporâneo de administração de empresas, apresentar um resultado significativo? Ela pode ganhar dinheiro sendo artesanal e com modelos "ultrapassados" de gestão? Pode uma empresa com tantos desperdícios ser lucrativa? Resolvi investigar.

Acontece que não existe segredo. Se eles ganham dinheiro com o modelo atual de produção / gestão, ganhariam muito, mas muito mais se trabalhassem com exceLEANcia! Os resultados financeiros estão aí. O faturamento em 2009 foi de 27 milhões de Libras com 163 funcionários, ou seja, quase 166 mil libras por funcionário. O lucro? Baixo! Como eu citei, não tem segredo. Com custos altos, quem sofre é a margem de lucro.

Creio que o grande segredo está no posicionamento da empresa: fabricar carros únicos, esportivos e artesanais, ou seja, atinge um público bem específico que vem se mostrando fiel. Claro, alia-se a esses fatores um produto de qualidade. E mais, sem concorrência.
 
Mas vejam, essa empresa fabrica 600 carros por ano, com custos operacionais altíssimos e margem de lucro baixa. Qualquer deslize no posicionamento poderá ser fatal a ela.

Analisando um pouco a empresa, encontramos muitas oportunidades de alavancar o lucro:

- as longas filas de espera que viraram uma marca registrada da empresa significam longos lead times, ou seja, o produto demora muito pra ficar pronto. Aqui está a primeira oportunidade de aumento da lucratividade. Claro que eles perdem pedidos devido à espera;
- outra marca registrada é que os carros são feitos à mão. Por esse motivo, a mão-de-obra deve ser muito especializada, ou seja, eleva muito o custo do carro. Na Morgan, de 30% a 40% do custo é mão-de-obra. Outra oportunidade: alavancar a produtividade através de simplificação de processos, melhoria de lay-out, utilização de dispositivos e ferramentas, organização... olha, aqui tem muita oportunidade! 30% de ganho é tranquilo!
- estoques altos de matéria-prima, como vemos nas fotos. E matéria-prima cara! E o pior é que são carros feitos sob-medida, ou seja, parte da matéria-prima jamais será usada!! Um pouco de produção puxada aqui não seria nada mal!
- os projetos deveriam usar o conceito de Design for Manufacturing (desenho para fabricação) ao invés de simplesmente projetá-los. Reduziria muito os custos!

E muitas outras oportunidades...

Em resumo: uma empresa centenária, com uma marca forte e que sobrevive com um modelo de gestão ultrapassado. A que custos? Até quando? O tempo vai dizer... Mas insisto, não tem segredo tampouco mágica! Basta um concorrente ofertar carros mais baratos, ou seja, com custos mais baixos, que a Morgan vai virar história...

6 comentários:

  1. Gostei muito do post sobre esta empresa. Existem várias empresas deste tipo na Inglaterra. Austin Martin acho que é uma delas. Realmente elas se dedicam a explorar um nicho de mercado que poderia ser chamado de carros exclusivos.

    Mas concordo que poderiam fazer isso e ganhar dinheiro também. Uma possibilidade não exclui a outra.

    Por fim quero colocar um desafio. Será que permitir uma longa fila de espera - já que o carro é dito exclusivo! não permite trabalhar com um bom nível de ocupação, e principalmente, nivelar a demanda? Lógico que ao custo de algumas desistências devido ao tempo de espera.

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  2. Oi Carlos,
    Acho que vc respondeu ao próprio desafio. Se permitir trabalhar com nivelamento, a que custo?? Muito alto!!
    As longas filas acabaram tornando-se uma "marca", mas creio que a relação custo x benefício é bem baixa, não?
    abs!

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  3. Oi Lu:
    Estamos aqui na empresa precisando entrar em uma fase de redução de custos sem perder a qualidade do nosso atendimento.
    Vim ler seu texto procurando alguma inspiração.
    E não é que achei ?
    Simplificação de processos... Vou brincar agora em cima dessa idéia !
    Depois te conto...
    Beijo e parabéns pelo blog

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  4. Legal! Se precisar de ajuda, dicas, vc sabe onde e como me encontrar!
    abs!

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  5. O Luiciano Peloche!
    Já que vc é tão exceLEANte, como se diz, vai lá então, cara! Abre uma concorrente LEAN da Morgan, com custos mais baixos e DETONA os caras! Meu, é fácil um imbecil administrocrata postar na internet ideias que leu em um livro de administração. Dizer que "os caras iam ganhar MMMUIIITTTOOO mais com a filosofia LEAN" não passa de uma GRAAAANNNNDDDEEE dor de cotovelo por estar sentado atrás de uma mesa de um empreginho medíocre e incapaz de assumir a própria limitação. Talvez com o seu 13.o e a PLR vc consiga comprar uma passagem para ir conhecer a Morgan (se não der, vai para praia e fica reclamando dos caras - é a tua cara!).

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  6. Caro Chunda,
    Muito bom o comentário! Poderia ter ao menos tentado manter o nível do blog. Uma pena que vc não saiba interpretar opiniões alheias e tenha baixado tanto o nível dos comentários.
    Ficou ofendido? Faca-nos o favor de não entrar mais aqui e nem postar mais nada... todos os outros leitores agradecem por não ter que ler mais sua profunda falta de educação.

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