terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Gestão Visual: simples, eficaz e eficiente

No último domingo tive o prazer de almoçar em um restaurante famoso, mas que eu nunca havia ido: Outback Steakhouse. Digo prazer não apenas pela comida, que diga-se de passagem estava muito boa, mas por todo o conjunto da obra. Não é à toa...

Logo na entrada fui surpreendido com um excelente atendimento. Em apenas 2 minutos estávamos sentados em uma mesa no local onde queríamos. Sabem o que ajudou a hostess a localizar de forma tão rápida a disponibilidade e o local onde queríamos sentar? Vejam abaixo o quadro para Gestão Visual desse processo.


Eu sou um grande fã da Gestão Visual. Controles visuais não são importantes para satisfazer o desejo dos gerentes por quadros de gestão, mas são importantes para trazer ao foco o processo, direcionando melhorias. Entendo que o segredo da Gestão Visual é a simplicidade.

A simplicidade desse modelo é o segredo do seu sucesso!

Notem que o quadro nada mais é que um lay-out do restaurante impresso em tamanho A3. O impresso está atrás de um acrílico que é usado para a gestão do processo, praticamente on line (outro grande segredo do sucesso desse modelo).

De nada adianta instalar quadros de gestão visual se não houver exatamente a tal da gestão. Se não tiver gestão, o quadro é enfeite ou informativo.

Como funciona: quando um cliente chega no Outback, a hostess pergunta as preferências de assento e número de pessoas. Com essas informações, ela checa no lay-out as mesas que estão livres, que são as mesas onde não há um círculo (círculo = ocupado). Caso a mesa desejada não esteja disponível, ela pode oferecer outra que atenda a maior parte dos requisitos.

As linhas dividindo o restaurante no lay-out referem-se aos garçons, ou seja, quais mesas serão atendidas por ele naquele dia. Isso possibilita que a hostess o contacte no caminho até a mesa (via rádio), para que ele chegue o mais rápido possível. No nosso caso, chegamos juntos à mesa.

Em vermelho no lay-out, são as mesas que estão sujas.

As atualizações são feitas pela própria hostess, quando recebe o input via rádio ou pelo garçom, quando passa pelo local.

Trata-se de um exemplo de gestão visual extremamente simples, eficaz e eficiente. Pelo menos pra mim foi deveras.

5 comentários:

  1. Peloche, uma aula e um incentivo para mim. Vou prestar mais atenção nas variantes da gestão visual.
    Abraço

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  2. Luciano excelente exemplo prático de gestão visual e principalmento em um local onde eu pessoalmente nem sabia que existia a possibilidade de utilizar esta ferramenta.

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  3. OLá, Peloche. Quanto tempo em ! Tive a liberdade de colocar a QPservice como seguidor deste blog.
    Também não poderia deixar de comentar sobre este exemplo, pois como penso da mesma forma, gostei muito desta postagem e gosto de trabalhar de forma simples e eficiente.

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  4. Muito bom pessoal!
    Ferramentas simples, conceitos simples e que geram resultados exceLEANtes!!

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  5. Excelente o conteúdo, vejam mais sobre gestão à vista em www.isoflex.com.br

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