quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Chuvas no RJ: pensamento A3 x jump to solution


Créditos ao meu colega Geraldo Valério Neto, que escreveu 98% deste post.


Nos últimos dias temos acompanhado, podemos até dizer, 24h por dia os desastres no Rio de Janeiro. Desses desastres, podemos dizer que temos um problema. Toda vez que temos um problema e queremos resolvê-lo, um bom método é o conceito é explorado no livro "Gerenciando para o Aprendizado", de John Shook. O pensamento A3, que tem como fundamento básico o ciclo PDCA, nos leva a uma linha de raciocínio frente aos problemas que consiste em entender bem o problema, analisá-lo, planejar soluções que possam resolvê-lo e implementá-las. Claro, as medidas corretivas tomadas devem evitar que o problema ocorra novamente. Para tal, precisamos identificar a(s) causa(s)-raíz e propor soluções para que não tenhamos, por exemplo, esses mesmos problemas no próximo verão.

Infelizmente, não é isso que vemos por aí! Foi apresentada em um telejornal nacional uma matéria especial que fez a "bela" comparação entre o Rio de Janeiro (como o Estado Atual) e uma cidade na Austrália (como o Estado Futuro). A conclusão foi a seguinte: "o RJ não tem plano de emergência/contingência em caso de tempestades então morreram mais de 630 pessoas. A solução para os problemas é fazer o plano". 

Soa como um “jump to solution”, antagônico ao pensamento A3. Os conceitos do Gerenciamento Lean citados por Shook são:
- Vá ver
- Pergunte porquê
- Demonstre respeito

Não temos pretensão de dizer quais são as contra-medidas necessárias neste post pois pouco conhecemos das causas do problemas, teríamos que ir ver e perguntar alguns porquês, mas algumas análises podem ser feitas a fim de entender a situação atual.

Primeiramente, quanto à comparação com a Austrália, talvez a solução possa não ser a mesma. Na Austrália, a chuva forte provocou enchente numa planície como ocorre todo dia em SP, como aconteceu em São Luiz do Paraitinga-SP ano passado e pouquíssimas pessoas morrem nessas situações. Neste ano no RJ, a chuva forte provocou deslizamento de terra na região serrana, ou seja, os problemas são diferentes!

Algumas perguntas surgem quase que automaticamente como:
- o que causou o deslizamento?
- Instabilidade do terreno aumentou devido as forte chuvas ou a expansão urbana?
- Qual a tendência para o futuro?
- As cidades continuarão a crescer? Em que direção?

Outro ponto importante é com relação à informação à sociedade de forma preventiva. Sabemos que todos os telejornais diários possuem um bloco sobre a previsão do tempo! Aliados a isso, 95% dos lares do Brasil com este dispositivo de divulgação de informação chamado televisão! O alerta foi divulgado às 16h do dia em que ocorreriam as chuvas pelo CPTEC-INPE. Surge aqui uma oportunidade para entender como porque nenhum telejornal divulgou uma informação tão relevante. Agora, se divulgasse, mudaria alguma coisa? 

Talvez o plano de contigência seja mesmo necessário, mas é claro que, primeiramente, as perguntas acima e outras que surgirão no desenrolar deste trabalho deverão ser respondidas. Temos que estar embasado em uma bela análise do estado atual para depois propor ações que efetivamente solucionarão os problemas!

Tendo em vista a produtividade e a melhoria contínua que vemos nos órgãos públicos, as chances de isso acontecer ainda são remotas. Guardadas as devidas proporções, a falta de análise de causa raíz do problema lembra muito à solução adotada naquele problema da enfermeira, comentado no post "A causa raíz é a enfermeira?"

Cada vez mais evidencia-se que alguns conceitos de gestão empresarial aplicados na administração pública seriam de fundamental importância.

Como isso ainda vai levar tempo pra ocorrer, teremos que conviver durante muito tempo com os heróis do dia-a-dia. E relembrando da “velha” estatística apresentada por John Shook que de cada 10 crianças, 9 querem ser bombeiros e salvar vidas quando crescerem! Nenhuma delas cogita a idéia de ser o fiscal do corpo de bombeiros (da defesa, prevenção), afinal ele é um chato e seu trabalho entendiante!

Um comentário:

  1. dá só uma olhada nesta foto e no meu comentário. Nao preciso falar quem é o culpado pelas mortes nesta catástrofe, preciso?

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=395094712099&set=a.391141312099.175121.542697099

    ResponderExcluir