terça-feira, 15 de março de 2011

Lean e a Sustentabilidade - sexto princípio Lean?

Já faz um tempo que quero escrever sobre SUSTENTABILIDADE e como o LEAN ajuda nesse tema.

Existe um crescente movimento nas empresas para uma postura sustentável, desde o desenvolvimento de novos produtos até os métodos de produção empregados para a fabricação dos mesmos. Está se tornando tão forte, que as empresas estão associando à sua marca o sustentável, visando melhorar sua imagem e gerando assim, mais valor para os clientes.

Citei que o movimento é crescente, mas ainda avançamos vagarosamente nessa direção. São poucas empresas que colocam o desenvolvimento sustentável como parte de sua missão / visão e, menos ainda, as empresas que realmente o fazem. Agora, a culpa então é dos empresários que não se importam com isso?

Tem uma parcela de sim, mas acho que não inteiramente. Existe aqui o fator educação também, ou seja, podemos já concluir que o problema é grande mesmo. Crianças não são educadas a ter uma postura sustentável. E olha que estou falando dos que tem acesso à educação de qualidade, que é uma grande minoria no Brasil.

Aos poucos isso vem mudando. Aos poucos, as novas gerações vão entendendo a importância de uma mudança de atitude. Mas se levar pra esse lado, a discussão vai muito longe...

Outra argumentação seria dizer que ser sustentável custa caro! As melhores práticas em prol do meio ambiente são muito mais caras!! Pra mim essa é uma verdadeira constatação e também alarmante. Se sou um empresário, fico numa situação difícil aqui. Em um mundo tão competitivo, investir mais pra ajudar o planeta, significa reduzir minha margem de lucro. Exemplos? Usar papel reciclável é mais caro, sacolas para supermercados biodegradáveis são mais caras, etc...

Não precisa ser empresário pra ficar numa situação dessas. Se vamos reformar a casa, por exemplo, as lâmpadas sustentáveis são mais caras, as privadas que usam quantidades diferentes de água para as diferentes necessidades fisiológicas, são mais caras.

Apesar de tudo, ao meu ver, é um preço a ser pago!! Outra discussão que vai longe...

Por que eu acho que Lean e sustentabilidade tem tudo a ver? Simples! Um dos grandes focos do Lean é a eliminação dos chamados desperdícios, que também é um grande foco de um desenvolvimento sustentável. Outro ponto refere-se às mudanças, necessárias em ambos casos.

Oportunidades simples podem ser empregadas e aqui é onde acho que o LEAN ajuda. Vamos ver alguns exemplos do cotidiano que podiam ser aplicados:

1 - extratos de banco que eram enviados pelo correio mensalmente, hoje são enviados eletronicamente. Será que essa idéia não pode ser aplicada nas empresas e evitar a impressão desnecessária de alguns papéis? Na era da informação digital, quantos processos que não precisam ser assinados por diversas pessoas desnecessariamente?
2 - Água da máquina de lavar usada para lavar o quintal posteriormente. Quantas empresas poderiam aproveitar água usada em processos para fazer limpezas em equipamentos ao invés de simplesmente descartá-la?

Podia citar vários outros, mas a idéia que quero dividir é: ser LEAN é ser sustentável!! Cada vez que reduzimos ou eliminamos um desperdício, estamos também ajudando o nosso planeta. Evitar uma superprodução, por exemplo, evita gasto desnecessário de matéria-prima, energia, combustível, etc. Cada vez que reduz-se itens com defeitos, reduz-se o nível de lixo e a necessidade de mais matéria-prima, por exemplo.

O fator mudança também é importante. Para fazer LEAN é preciso mudar. Mudar a cultura. Cultura é relacionado com hábitos, ou seja, mudando hábitos, mudamos a cultura, mudamos... outro etapa para a sustentabilidade!

Ainda existe um enorme caminho pela frente, mas a necessidade de mudança é latente. Precisamos de um desenvolvimento sustentável!

Em toda implementação Lean, um princípio deveria ser levado em consideração, seja ela em fábrica, escritório, construção, hospital. De que modo podemos fazer melhor para o cliente, para a empresa e ajudando o planeta? Seria o sexto princípio Lean?

1 - Especifique e aumente o valor dos produtos sob a ótica do cliente
2 - Identifique a cadeia de valor para cada produto e remova os desperdícios
3 - Faça o valor fluir pela cadeia
4 - De modo que o cliente possa puxar a produção
5 - Gerenciando rumo à perfeição
6 - De forma sustentável!

E aí? Vamos fazer LEAN e ajudar o planeta?

6 comentários:

  1. Luciano,

    Mais que ajudar o planeta, ter uma postura sustentável garante a perenidade do negócio. Os empresarios vem entendendo que, ou se atrela sustentabilidade a sua estratégia, ao seu negócio, ou as ações se tornam frágeis e periféricas.
    Concordo que a metodologia LEAN pode ajudar muito na implementação de um processo produtivo sem desperdícios e ciclos fechados sao hoje uma grande inovação nos modelos fabris.
    Porém, sustentabilidade é uma nova forma de fazer negócio, um novo modelo economico, que também engloba o modelo produtivo.

    ResponderExcluir
  2. Luciano,
    Muito importante e urgente a questão da sustentabilidade, se não for pela tomada de consciência que seja pelo fato de que, se o não houver mudança de comportamento, não sobrará para ninguém.
    Espero realmente que estejamos numa nova era; a do conhecimento, do consumo consciente, do individualismo pra a coletividade, da visão de que a principal razão de tudo é a pessoa humana.
    abs!
    Gigi Cavalieri

    ResponderExcluir
  3. Entendo os pontos de vista apresentados. Saliento, entretanto a importância em que se veja desenvolvimento sustentável não como "economia", mas como uma plataforma ancorada pelos seus tres princípios: melhorias ambientais, melhorias sociais e melhorias econômicas - simultaneamente. Caso haja interesse dos leitores em evoluir a questão, convido a participarem do blog em www.problemaresolvido.com.br
    Abraços
    Jair

    ResponderExcluir
  4. Uma empresa que tem exemplo de Lean sustentável é o SENAC. Lá não há mais holerites impressos, por exemplo. Eles são virtuais, dessa forma você irá imprimir apenas se realmente precisar. Toda documentação é enviada por email ou disponibilizada na intranet da empresa. Não é por pouco que SENAC é uma empresa tão premiada...

    ResponderExcluir
  5. O simples uso de papel reciclado, re-utilização de águas de chuva ou cisternas, troca de copos plasticos, por "canecas" ou Tumblers, não é sustentabilidade, mas sim responsabilidade ambiental!
    Muitas vezes essas ações acabam intervindo de forma errada, se não houver uma conscientização de todos, onde o uso indiscriminado acaba sendo justificado pelo fato de já estar sendo usando uma forma “ambientalmente correta”
    Ser sustentável é conseguir gerar sua própria energia. É saber consumir seus próprios resíduos.
    Nem toda empresa consegue empregar na sua totalidade a sustentabilidade em toda sua plenitude.
    A filosofia Lean, com certeza tem muito a agregar com a redução de desperdícios e a busca da eficiência e eficácia da empresa, mas não será a responsável na integra pela sua sustentabilidade.
    Dentre meus conhecimentos, caracterizo o Lean, como um princípio da sustentabilidade!

    ResponderExcluir
  6. Muito bem colocado pelo colega! O que destaco é que ações simples como o Lean podem auxiliar muito na Sustentabilidade e vice-versa!

    ResponderExcluir