sábado, 27 de novembro de 2010

Clubes de desconto com uma pitada de LEAN

Ontem tive minha primeira experiência como um usuário desses clubes de desconto que estão ganhando espaço na internet. Fui com minha esposa e filho para uma pizzaria em nossa cidade. O "pacote" que adquirimos foi uma entrada, uma pizza, dois chopps e duas sobremesas.
Na verdade, quem comprou foi minha esposa. Ela me disse que o preço original era R$78,50 e ela havia pago R$31,00, ou seja, um desconto de 60% sobre o valor original. Veja abaixo:


60% de desconto é bastante considerável. Fiquei pensando como o dono do restaurante podia fazer isso sem tomar tanto prejuízo. Se somarmos a margem de lucro + os custos do restaurante (fixos e variáveis - incluso o que se pago aos sites), imagino que de 45% a 50% (conta de padaria) seria um desconto razoável para que ele não tivesse nenhum prejuízo. Isso significa então que o estabelecimento teve, no pior caso, 15% de "prejuízo"? Na verdade não.

Em um dia, o dono recebeu aproximadamente R$17.000. Eu diria que é uma bela liquidez. Desses, R$2.500 são tirados para a conta "prejuízo". Na verdade, esse custo é investimento. Como cada cupom deve ser consumido por pelo menos duas pessoas (salvo os que conseguem comer uma pizza sozinho), o dono está investindo cerca de R$2,00 para que as pessoas entrem contato com o seu estabelecimento. É um belíssimo ROI não? Isso foi confirmado quando ele me falou que tudo foi estratégia de publicidade, pois além das vendas ele conseguiu levar a marca dele para cerca de 80 mil pessoas. A preocupação dele era que o desconto cubrisse seus custos, que ele confirmou que não cobriu. Aí que falo que falta um pouco de LEAN.

Os benefícios são muito maiores que isso:
1 - ele não tem previsão de vendas para os próximos 3 meses. Ele tem venda efetiva, de pessoas que irão ao restaurante;
2 - com isso, ele pode negociar melhor a compra de insumos e Matéria-prima;
3 - ele tem a oportunidade de nivelar o número de clientes / dia, pois a ida deve ser agendada;
4 - ele tem oportunidade de treinar seu time para um atendimento excelente (on the job);
5 - claro, tem a imensa oportunidade de mostrar o produto, o atendimento e fazer com que as pessoas virem clientes;
6 - além de tudo isso, ele ainda ganha dinheiro com uma taxa eventual de pessoas que não irão;
7 - por fim, ainda ganha dinheiro com os gastos extras das pessoas que vão (eu mesmo gastei mais R$30,00).

Ou seja, é um belo negócio, mas poderia ser muito melhor se fosse um pouco só LEAN.

2 comentários:

  1. Boa análise, estou gostando muito do blog. Eu perguntaria ao dono também se ele mediu essa ação. Quanto impacto teve na taxa de ocupação do restaurante? Qual o percentual de clientes que vieram com o voucher? Qual é a recompra de clientes?
    Seria um pouco de Lean com pitadas de sixsigma...

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  2. Oi Roberto!
    Fico feliz com seus comentários.
    Sem dúvida suas questões são pertinentes e agregariam muito, mas pelo que pude perceber, ele sequer havia planejado receber tanta gente, imagine analisar os frutos da ação.
    um abraço!

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