1 - Defina o que é valor para o cliente (o que ele está disposto a pagar)
2 - Identifique como o valor flui (como é gerado)
3 - Faça o valor fluir (melhore a situação atual)
4 - De modo que o cliente puxe (faça apenas o que o cliente quer e precisa)
5 - Gerenciando para a melhoria contínua
Na última semana estive na Europa. Particularmente na Espanha, tomei conhecimento de um fato que me chamou a atenção pela falta de LEAN, especificamente o primeiro princípio (valor).
Na Espanha existe uma companhia aérea chamada Vueling, uma companhia que faz voos domésticos de baixo custo (low cost). O posicionamento da empresa é bem definido: transportar passageiros a um baixo custo. Ponto! Eu voei uma vez com essa cia e conforto é, digamos, algo que não faz parte da estratégia.
Até aí, sem problemas. Esse é o posicionamento dessa empresa e vem trazendo frutos.
Acontece que, na ânsia de buscar mais clientes, a empresa lançou um voo que saía de Barcelona e ia para Lérida. Onde está o problema? Simples! Sabe qual é a distância de Barcelona à Lérida? 160 Km. Veja no mapa abaixo.
Luciano, gostei muito do post. Quem trabalha com melhoria fica muito atento aos desperdícios. Também estive na Espanha e percorri esse mesmo trajeto de carro. A gente vai acompanhando o trajeto do TGV e durante minhas duas passagens (ida e volta), não vi um só trem passando. Fiquei pensando: quanto investimento para ficar tudo ali parado enquanto a estrada bombava. O que será, então, do nosso futuro trem bala, Mais uma bala perdida?
ResponderExcluirOi Roberto. Realmente é uma ótima pergunta! O trecho SP-Rio me parece uma boa. Fazer o TAV notrecho de SP-Campinas, me parece que cairá no mesmo problema que esse trem espanhol. Uma bala perdida...
ResponderExcluirDentre os 5 princípios do Lean, o menos popular talvez seja a resposta para "O que é valor para o cliente?". Tantos VSMs feitos em várias empresas e o que mais vejo são as pessoas pulando o 1o princípio e começar a trabalhar diretamente pelo 2o princípio - Mapear o processo de entrega do valor para o cliente.... mas que valor??
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