domingo, 5 de junho de 2011

Lean no Starbucks

Neste sábado fui ao cinema com minha esposa e na saída, como de costume, fomos tomar um café no Starbucks. Normalmente nos sentamos em uma das poltronas confortáveis que eles disponibilizam. Desta vez, estavam todas ocupadas e nos sentamos em uma mesa bem próximo ao local onde trabalham os funcionários. Isso me deu a oportunidade de ver uma série de práticas de Lean que o Starbucks adota e que talvez passe despercebido para todos nós:

1 - 5S: existe uma grande preocupação em deixar tudo o mais próximo possível do ponto de uso. Copos e tampas próximo ao local de entrega ao cliente, ingredientes próximos ao liquidificador, que fica próximo à pia, para facilitar a lavagem. Outro ponto que notei é que o lay-out privilegia o contato entre os funcionários e os clientes, isto é, em poucos momentos os funcionários dão às costas aos clientes pois as máquinas estão posicionadas para que isso não ocorra;

2 - Set-up rápido: durante o período que fiquei ali, vi um dos funcionários fazendo o set-up de uma das máquinas de café (troca de coador + abastecimento do pó de café). O tempo gasto não passou de 15 segundos. Isso foi possível pois o coador estava previamente preparado em um recipiente, já com o pó de café moído dentro dele, ou seja, vou jogar um fora, colocar o outro e pôr a máquina pra funcionar. Enquanto a máquina preparava os cafés, ele já moeu mais café e preparou outro refil de coador + pó para um próximo set-up. Conceito de set-up externo clássico aplicado aqui!

Além disso, existe um outro exemplo que pude verificar. Várias bebidas são batidas no liquidificador. Muitas mesmo! Isso só é possível pelo set-up extremamente rápido. Cada bebida preparada é então colocada em seu copo. Antes mesmo de fechar o copo para entregar ao cliente, o liquidificador é lavado na pia em um dispositivo que é acionado quando o funcionário pressiona-o com o liquidificador e joga um jato de água + detergente no mesmo. Em 5 segundos no jato, o liquidificador está novamente pronto para uso.

3 - Pequenos lotes: tudo que tem em estoque em processo está em pequenas quantidades (pó de café, pão de queijo, xaropes, etc);

4 - Trabalho Padrão: isso é algo notável. Existem várias receitas diferentes, com a quantidade certa de cada ingrediente, que são preparados em copos que contém marcas para facilitar o preparo e que, com tudo isso, gera praticamente nenhum desperdício de produto. Como não vi nenhuma instrução de trabalho visível, imagino que os funcionários devam passar por um intenso programa de treinamento para garantir que o Trabalho Padrão seja seguido e o resultado seja produto certo, com qualidade, com produtividade alta e sem perda!

Pelo que pesquisei, isso tudo não é à toa. Lean foi adotado como o sistema de gestão da empresa desde 2008, como parte do plano estratégico. O objetivo, segundo Howard Schultz - CEO e fundador, é que com Lean:
- ele fornece treinamento e prática aos funcionários de forma mais rápida e fácil;
- ele melhora o design das lojas, privilegiando o fluxo e trazendo a liderança para o Gemba;
- consegue encantar os clientes com uma atenção diferenciada (clientes chamados pelo nome, por exemplo);

Mais um exemplo de uma empresa lucrativa que usa o Lean como diferencial competitivo!

5 comentários:

  1. Gostei do seu post... Meu sonho é que um dia os setores de serviços entendam o conceito Lean... Médicos e dentistas também poderiam ler seu post, nunca é demais ver que tudo pode melhorar e se organizar melhor, mesmo que o "produto" sejam seres humanos...

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  2. E o mais impressionante e' o tempo que a Starbucks vem introduzindo o pensamento lean. Pela informacao que tenho (Lean Summit Dallas de marco'11) a Starbucks estava em grande crise em 2008, cortando posicoes de trabalho e enormes perdas financeiras. Eles introduziram o pensamento lean em Agosto'09 e vem desde entao aplicando em todas as lojas no mundo. Na China eles tem muitas lojas e eu tive a oportunidade de conhecer as lideres de implementacao do lean e ver a paixao que eles tem para fazer o lean acontecer. otimo post o seu. Abraco, Dario.

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  3. Oi Luciano, bom dia !
    Legal a matéria, eu e minha filha gostamos muito também de tomar café e chocolate lá, um dia a máquina de cartão não estava funcionando, eu disse para a menina cancelar minha compra e ela falou com a gerente e disse que não, que eu poderia pagar na proxima ida ao shopping ..... admirei isso é raro .... quando voltei ao shop e fui pagar a conta a menina começou a rir e disse que não precisava, eu disse claro que precisa .... bem eles ganharam dois clientes e fora as pessoas que ouviram esta história .....
    Abraços!
    Rosana

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  4. Oi Luciano, Gostei do Post. Já pude acompanhar o trabalho de uma Starbucks de dentro, na época meus olhos não estavam tão focados em Lean, mas sem dúvida as particularidades citadas da loja possibilitam o atendimento eficiente e satisfatório assim como é hoje. Abraço, Cássio Lazari

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  5. Lu
    Tomara a preocupação com o Lean esteja voltada também para as pessoas, como é feito o transporte dos funcionários até a chegada ao trabalho? Será que as lojas privilegiam os moradores mais próximos na seleção evitando gasto de tempo, despesa financeira e física?
    Será que o RH já foi "contaminado" pelo Lean? Tomara!
    Abraços, Gigi

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