No post Lean e sustentabilidade - sexto princípio Lean?, explorei um pouco a relação que existe entre os dois sistemas de gestão. Recebi um vídeo que vai totalmente ao encontro do que mencionei no post.
Um dos grandes problemas de grandes metrópoles, sem dúvida, é a geração de lixo e sua consequente coleta e destinação final. No Brasil ainda não é unânime a cultura da coleta seletiva. É mais comum encontrarmos em empresas, mas em condomínios empresariais ou nas ruas, é bastante incomum essa iniciativa.
Em SP são geradas 17 toneladas de lixo todos os dias. Diariamente é percorrida uma área de 1.523 km² para coleta e estima-se que mais de 11 milhões de pessoas são beneficiadas pela mesma. Cerca de 3,2 mil pessoas trabalham no recolhimento dos resíduos e são utilizados 492 veículos (caminhões compactadores e outros específico para o recolhimento dos resíduos de serviços de saúde).
Duas empresas fazem o trabalho. A Loga realiza a coleta da região noroeste da cidade de São Paulo. Além da coleta, a Loga administra o aterro Sanitário Bandeirantes, em Perus, e o transbordo Ponte Pequena. A Ecourbis realiza a coleta da região sudeste e administra o aterro São João, na Avenida Sapopemba, e os transbordos Vergueiro e Santo Amaro.
Tive o prazer de conhecer Barcelona no ano passado. Aliás, uma das cidades mais incríveis que já visitei. Lá existe um sistema de coleta de lixo simplesmente fantástico e eu nào havia reparado nele. Trata-se de uma coleta seletiva através de uma tubulação subterrânea. O vídeo anexo explica em detalhes o sistema.
Os ganhos são evidentes:
- sem caminhões de lixo, portanto, reduz-se o custo de manutenção, melhora-se o trânsito na cidade e também a qualidade do ar;
- o sistema de coleta reduz muito o custo operacional das empresas que fazem a coleta. Agora, a coleta é feita pelo próprio usuário!
- contribui para o meio ambiente;
- trata-se de um projeto sustentável, que gera a sua própria energia necessária para funcionar, através do próprio lixo;
Ao meu ver, uma idéia Lean e Sustentável genial!
Como sempre, um excelente trabalho. Agora pretendo examinar essa coleta ao vivo.
ResponderExcluirParabéns!
Parabéns primeiramente pela postagem acima. Mais do que meramente importante, o Lean em questão, serve de advertência para que governantes municipais, estaduais... enfim, tomem um posicionamento no tocante ao grande acúmulo de detrito gerado nas grandes cidades que já não comportam mais espaço, trazendo consigo uma má qualidade de vida sobre todos os aspectos. Num atual artigo que está sendo escrito, abordo entre outros assuntos a inserção da Lei dos resíduos sólidos sancionada a pouco, bem como seus impactos em diversos cenários, haja vista que a geração de resíduos sólidos vem preocupando a humanidade e trazendo consequências, além de relações ambientais desequilibradas. Porém, é possível diante do vídeo acima que, havendo interesses mútuos, há solução.
ResponderExcluirPatrícia Pê
Doutoranda em Engenheira Agrícola