quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Via Fácil com vida fácil

Em minha recente experiência trabalhando como consultor uma atividade rotineira eram viagens. Em sua grande maioria, no meu caso, eram viagens de carro dentro do estado de São Paulo. Pela necessidade, acabei me tornando um usuário do sistema Sem Parar da Via Fácil.

Na última terça-feira, indo para a minha aula de Mestrado, discuti com dois amigos que estavam viajando comigo sobre o quão genial é esse sistema. Minha visão sobre o sistema como um todo era muito positiva. O sistema entrega valor aos usuários a um custo muito baixo. Quem usa o sistema tem motivos para ficar satisfeito. Os benefícios são inúmeros: economia de tempo nas viagens por não precisar entrar em filas, parar e efetuar o pagamento de pedágios, não há preocupação em sacar dinheiro antecipadamente para pagar pedágio, não há risco de ser assaltado ao pagar o pedágio... enfim, um ótimo serviço a um custo muito baixo.

Pois eles me fizeram enxergar de uma outra maneira, pela óptica da Via Fácil. Além de fornecer um serviço que entrega muito valor ao cliente final pelas razões já citadas acima, a Via Fácil ainda ganha em dobro. O crescimento do número de usuários em função da qualidade e utilidade do serviço é impressionante, cerca de 20% ao ano. Em Dezembro de 2009 eram 2,5 milhões de usuários. Em 2010 o faturamento foi de singelos R$3,775 bilhões!! Pouco menos de R$1 bilhão foi re-investido. Façam as contas do que sobra de lucro.

Além do faturamento astronômico, devemos computar um outro ganho gigante: com o crescente aumento do número de usuários torna-se cada vez menor a necessidade de funcionários recolhendo pagamentos em pedágios. Para mim, que passei um bom tempo em estradas nos últimos anos, esse é um fenômeno visível. De 1 cabine para o Sem Parar no início, várias praças operam hoje com 4 cabines dedicadas. Já vi praças com 6 cabines dedicadas. São 4, 6 pessoas a menos por turno de trabalho. Façamos as contas disso nos 15.000Km de rodovias que a Via Fácil presta serviço. São vários milhões de reais a menos de despesas com mão-de-obra.

Sempre ouvi e hoje tenho consciência da importância de garantir fluxo contínuo nas empresas, mas tenho certeza que nunca verei uma melhoria em prol do Fluxo Contínuo gerar tamanho retorno financeiro como o desse caso...

7 comentários:

  1. Meu caro amigo! como está?
    Para variar, bons textos disponibilizados aqui no Lean para todos! Parabéns!

    Realmente é de impressionar o quanto os pedágios ganharam com o sem parar. E isso não deixa de ser bom, pois além do serviço melhor, possibilita que se, com boa vontade, a empresa repasse parte da redução aos consumidores.

    Porem, há o outro lado que também deve ser mencionado. O do impacto social causado por essa melhoria.

    Devemos alertar as empresas que, Lean, não é enxugar, e tudo ótimo, afinal estas ganhando com isso. O lado social deve ser sempre considerado e ter muito cuidado com isso. Sou da opinião que mais do que impussionador da economia, as empresas são impussionadoras sociais.

    Portanto, aplicar lean é muito mais do que otimizar, reduzir perdas, etc.. pensar lean é se preocupar com o todo, como tornar algo melhor para que o máximo de pessoas possível se beneficiem disso.

    Espero por exemplo, que o Via Facil tenha pensado assim e com esse magnifico trabalho do sem parar, tenha realocado as pessoas que perderam suas atividades na cabine, para outras funções ou até mesmo às inseridas em algum programa de recolocação no mercado.

    Muito obrigado pelo artigo e grande abraço Peloche.

    Márcio Santos
    br.linkedin.com/in/marciosantos1/pt

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, Luciano!!

    Nunca havia analisado por essa ótica!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto, são ensinamentos que podemos refletir para as nossas necessidades dia-a-dia.

    Cyro Eduardo da Maia
    htto://leanblog.com.br

    ResponderExcluir
  4. Luciano, voce sem querer ou querendo tocou num assunto gravíssimo.
    Tem uma Lei Federal n. 8987 de 1995 que regulamenta as concessões de serviços públicos, como os das rodovias de SP e de todo o Brasil.
    Reza o "Art. 11 No atendimento às peculiaridades de cada serviço público, poderá o poder concedente prever, em favor da concessionária, no edital de licitação, a possibilidade de outras fontes provenientes de receitas alternativas,complementares, acessórias ou de projetos associados, com ou sem exclusividade, COM VISTAS A FAVORECER A MODICIDADE DAS TARIFAS, observado o...."
    Infelizmente não é o que acontece, pois as Concessionárias nunca repartiram com os usuários os ganhos oriundos da implantação do sistema automático de cobrança. Muito pelo contrário, cobram uma taxa extra (mensalidade) para manter este sistema que resulta em economia significativa para aquelas companhias. Isto é Brasil, quando menos esperamos, estamos sendo espolidados, sem saber.
    Abraços,
    Newton

    ResponderExcluir
  5. Não há dúvida que o 'Sem Parar' é bom para as concessionárias, mas para os usuários, não vejo tantas vantagens. Para as concessionárias há diminuição de gastos com funcionários e maior agilidade no sistema. Para os usuários, em alguns casos, se tiver fila. Eu não pego tanto a estrada, mas quase sempre pego cabines sem fila ou espero no máximo um minuto, que não faz muita diferença. Certa vez fui de São Paulo a São Carlos e tem muitos pedágios até lá, não peguei fila em NENHUM deles. Para ser vantajoso para o usuário, visto que tem uma mensalidade pelo serviço, então teria que ter um desconto, por mínimo que fosse, só para o usuário vislumbrar que se ele usar um certo número de vezes, anularia a mensalidade, mesmo que não consiga atingir essa objetivo. O mesmo valeria para o 'Sem Parar' que existe em alguns estacionamentos. Teria que ter um desconto para o usuário, senão, o tempo que ficaria em um shopping, que diferença faria mais alguns minutos para pagar o estacionamento. Mesmo assim, peguei um período de uso promocional do 'Sem Parar', mas já com essa opinião, sabendo que iria retirar após o período isento de mensalidade. O comentário do 'Anônimo' adiciona ainda a isso, e nem sequer sabia que havia essa exigência legal do desconto que não é cumprida, agora reforçando ainda mais minha oposição a esse sistema enquanto ele não oferecer um desconto na tarifa. A mensalidade tem que ser cobrada porque dela sai a administração e manutenção do sistema, mas o desconto mínimo teria pouco impacto na arrecadação e tornaria atraente para quem pensa como eu, que creio que sejam muitos, afinal o benefício é muito pequeno para justificar a mensalidade, deveria ser encarado como um favor que se faz a concessionário ou estacionamento por desonerar o sistema de cobrança. Pensei em outra comparação, com os caixas eletrônicos. Os bancos preferem que os clientes usem caixas eletrônicos porque minimizam as filas e quantidade de caixas humanos no atendimento, e não cobram a mais por isso, pelo contrário, preferem que se use.

    ResponderExcluir
  6. Peloche,

    Achei surpreendente o faturamento. Nesse valor está somente as mensalidades ou inclui o valor integral arrecadado na cobrança do pedágio, e talvez uma eventual comissão contratual?

    O valor da taxa do pedágio deve ser repassado em sua maioria, e não deveria ser considerado como faturamento.

    ResponderExcluir
  7. sinceramente, só compensa mesmo pra quem pega estrada pedagiada todo dia ou faz longas viagens por estradas pedagiadas regularmente, não tem paciência pra aguardar na fila e cujo custo benefício não vá pesar no orçamento, caso contrário não vejo vantagem alguma... vc paga adesão, paga instalação (que vc mesmo faz se comprar pela internet), paga mensalidade e ainda paga o valor integral do pedágio? cadê a vantagem? e se vc mora no Parana como eu, onde o preço dos pedágios é um assalto, não vai querer pagar a mais por isso... pago meus impostos em dia, seguro, ipva, (+ seguro particular) e acho um absurdo ter que pagar pedágio, pois se analizarem, apenas quem ganha nessa história são as Concessionárias e o Estado (que se desobriga de uma função que é sua), nós os Cidadãos mais uma vez somos vítimas da ambição desmedida destes grupos... Pena que quem paga a mais por este serviço não analisa a situação pelo lado social, mas dizer o que de uma sociedade que vem sendo ensinada a ser individualizada e preocupada apenas com o próprio umbigo?

    ResponderExcluir