segunda-feira, 25 de abril de 2011

Handoff pode ser um grande problema!

Segundo o Wikipedia, handoff é o procedimento empregado em redes sem fio para tratar a transição de uma unidade móvel (UM) de uma célula para outra de forma transparente ao utilizador. Usamos também esse termo em Processos Administrativos. Chamamos de handoff toda a transferência de conhecimento, ou seja, toda vez que uma informação é passada de uma pessoa para outra, existe o chamado handoff. Ele está presente, por exemplo, em um simples e-mail.

Por que ele pode ser um grande problema? Vamos ver um caso onde o handoff está presente e o que pode ocorrer.

Hospitais. Infelizmente eu já tive de passar noites em hospitais e pude presenciar trocas de turnos entre os médicos. O que normalmente vemos são médicos com lápis e pequenos pedaços de papel, que se tornam então anotações sobre o estado de saúde das pessoas que permanecem no hospital. Imaginem o que vira esse pedaço de papel ao longo do turno de trabalho de um médico de plantão. Outras anotações, amassados, rasuras... tem todos os ingredientes para dar errado. Um médico americano cita:

It was probably more luck than smarts that saved me from making any major mistakes through my own imperfect handoffs. (Provavelmente mais sorte que juízo me salvaram de erros pelos meus handoffs imperfeitos)
Esses handoffs podem levar a exames redundantes, internações prolongadas desnecessárias ou falta de medicação adequada e tudo isso contribui muito para baixar o nível de qualidade do hospital, a satisfação dos pacientes e elevar os custos internos.



Agora... e nas empresas, é diferente? As trocas de turnos na produção, tem hadoffs? E nos escritórios então? A resposta é uma só: muito!!! E se há muito handoff, há chance de haver problema!

A notícia triste porém é que o handoff é praticamente impossível de ser eliminado. Primeiramente devido à falta de tempo. Não conseguimos fazer todo um processo de importação, por exemplo, sozinhos. Em segundo lugar, devido a falta de capacidade. Dificilmente uma pessoa terá todo o conhecimento necessário para exportar um material, por exemplo.

Se é impossível de eliminar, a boa notícia é que podemos minimizar seu efeito e a maneira mais fácil de fazê-lo é através da padronização. Um dos recursos de padronização que pode ser adotado é o bom e velho check-list. Muito usado na indústria nuclear, onde a troca de informações entre turnos é de vital importância para garantir que todos literalmente sobrevivam à jornada de trabalho, o check-list traz a transferência de conhecimento de forma padronizada, evitando excessos e faltas de informações, minimizando o efeito do handoff.

Outra forma de padronização, que vem sendo adotada em hospitais, vem sendo feita pela Gestão Visual. Um imã colorido colado na cama do paciente indica, por exemplo, o tipo de alimentação recomendada para casos de diabetes, problemas cardíacos, etc.

Check-list, Gestão Visual... Aos poucos os processos administrativos vem se utilizando dessas técnicas para minimizar cada vez mais o efeito do handoff, que causa tantos desperdícios no cotidiano dos escritórios.

2 comentários:

  1. Na área industrial, normalmente os grandes problemas de Handoff estão restritos ao piso de fábrica, quanto a área produtiva, a colocação de check lists nas operações de ciclo rápido e de placas informativas nas operações de ciclo longo com estufas, fornos etc., costumam ter a eficácia necessária, contudo, o que evita danos e acidentes é a colocação de Poka YoKes .
    Na área de Manutenção, a solução é muito mais difícil já que a forma de abordar um mesmo problema é feita de maneira diferente dependendo da “escola” de cada uma dos profissionais envolvidos. Para Preventivas ou corretivas programadas a política correta é a criação de roteiros pré- determinados, com rotina de testes a cada passo, ou, quando possível, a utilização de um mesmo profissional durante todo o processo. Para corretivas emergenciais resta solicitar que cada turno faça o preenchimento parcial do serviço executado, com os resultados dos testes parciais já feitos, é a única maneira de rastrear eventuais falhas futuras. Não é preciso citar a enorme resistência encontrada para que os profissionais de manutenção cumpram estas determinações e o quão importante e indelegável é que o responsável pela Manutenção faça o acompanhamento próximo destes procedimentos. Deve-se deixar claro que o executante que concluiu e testou o conjunto é, perante seu chefe, o responsável pela qualidade e segurança do equipamento ou instalação.

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    1. "o que evita danos e acidentes é a colocação de Poka YoKes." Tem como citar exemplos?

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