Ultimamente tenho recebido muitos comentários sobre o blog (positivos e negativos, claro) e algumas sugestões / solicitações de posts. Acho que o grande campeão de pedidos foi o de citar exemplos de desperdícios do nosso cotidiano e soluções Lean para o mesmo.
Pois bem, resolvi então pesquisar um pouco e encontrei algo muito interessante. Créditos para Tim McMahon.
Não sei se alguém já parou para pensar na quantidade de desperdícios que existe na simples atividade de lavar as mãos em banheiros de empresas: abrimos a torneira e molhamos as mãos. Normalmente o sabão está localizado na parte central da pia, o que nos leva a caminhar até o mesmo, deixando a torneira aberta (visto que serão poucos segundos). Mesmo assim, tivemos o desperdício de movimentação e o desperdício de água. Agora temos que secar as mãos. Os papéis toalhas estão invariavelmente localizados nas extremidades das pias, ou seja, mais caminhada e desperdício de material. Quem sabe podemos dar sorte de encontrarmos sopradores, mas nem sempre eficientes.
Agora, será que é possível então um processo mais eficiente, com menos desperdícios? Os japoneses da Toto criaram o que podemos chamar de Pia Lean.
Trata-se de uma pia onde as 3 etapas do processo de lavar as mãos estão contidas: torneira, sabão e secagem. Vejam o vídeo demonstrativo abaixo no YouTube.
http://www.youtube.com/watch?v=LiW20i_LcfI&feature=player_embedded
Uma idéia simples e bem Lean!
Muito interessante. Há também um mictório legal nesse site: http://www.vale1clique.com/curiosidades/mosca-no-mictorio-para-nao-mijar-pra-fora/ Vale a pena dar uma olhada. O desperdício é outro e a economia também. Eles estariam mais associados ao gasto de produtos de limpeza e higiene do local. Mas acho que a ideia também é válida. O que acha?
ResponderExcluirEstive pensando... e o impacto dessa pia no fluxo? O "tempo de processamento" vai ser maior. Nao se trata de um "monumento"?
ResponderExcluir