quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Produtividade em primeiro lugar?

Hoje recebi um vídeo sobre um produto que surge como uma solução de redução de custos em aeroportos, especialmente em aeroportos pequenos e médios. Trata-se de um sistema de controle de tráfego aéreo remoto, ou seja, pode ser feito sem a necessidade do controlador estar presente no local.

http://www.youtube.com/watch?v=MSyeDdFUUHQ&feature=share

Acredito que um modelo eficiente de gestão deveria ter como prioridade:

1 - Segurança
2 - Qualidade
3 - Produtividade

Isto é, em primeiro lugar, a segurança de todos. Em segundo lugar, garantir qualidade de produtos e serviços e, por fim, buscar fazer isso com o máximo de produtividade possível.

Ao assistir o vídeo, em um primeiro momento achei um idéia interessante, porém alguns questionamentos vem à tona:

- o que acontece se houver uma falha no sistema, pane, queda de energia... algo que possa interromper o seu funcionamento?
- Existem e quais seriam as alternativas para garantir a segurança dos usuários, nesse caso, dos passageiros das aeronaves?
- Qual o nível de produtividade exigido para o operador desse sistema?
- Será que controlar vários aeroportos é viável em termos de segurança e qualidade?
- Quanto tempo ele aguentaria manter o foco na atividade?
- O que aconteceria durante pausas para refeições e banheiro, por exemplo?

Na verdade, esses questionamentos servem para qualquer tipo de projeto de melhoria de produtividade onde utiliza-se automação para isso. Já vi muitos projetos muito bem concebidos, com ótimos resultados de produtividade que foram deixados de lado pois não garantiam as outras prioridades: segurança e qualidade! Pode ser o caso desse sistema, caso os questionamentos não tenham uma resposta robusta. Não sei se será o caso desse sistema... vamos aguardar!